sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL TOPOGRÁFICO - 8º ano

Às vezes, é necessário observar detalhadamente o relevo de um território. Para isso constroem-se perfis topográficos com base nas curvas de nível.

O perfil topográfico é então uma representação gráfica de um corte (vertical) do terreno segundo uma determinada direção –aquela que escolhemos e que está de acordo com o que pretendemos conhecer ou estudar. As suas aplicações são diversas: é importante na construção de estradas, de edifícios, de barragens, no saneamento e loteamento dos terrenos, na construção de canais de irrigação, pontes, túneis, viadutos, etc.

A construção de um perfil topográfico é feita em lápis bem afiado e compreende as seguintes etapas:

1) No mapa topográfico traça-se uma linha reta que abranja a região que pretendemos estudar (aquela que o professor indicou). Esta reta mostra-nos, através da sua intersecção com as curvas de nível, o relevo da região que representa.

2) Observa-se o valor das curvas de nível (cota ou altitude) que a reta intersetou para podermos escolher a nossa escala vertical. É neste eixo que irão aparecer as cotas com que estamos a trabalhar.

3) No papel milimétrico traçam-se 2 eixos perpendiculares: um vertical – eixo dos y - e um horizontal – eixo dos x.

4) A escala correspondente ao eixo dos x é a escala do mapa com que estamos a trabalhar.

5) Coloca-se sobre o mapa o papel milimétrico de maneira a que o eixo horizontal fique paralelo e em cima da linha reta que foi traçada.

6) Assinala-se com um tracinho no papel milimétrico o sítio onde a curva de nível o toca. Verifica-se a cota dessa curva e prolonga-se o tracinho numa linha vertical até se atingir o valor da cota correspondente, marcada na escala do eixo vertical (esta linha vertical é uma linha auxiliar à construção do perfil, pelo que deve ser marcada a tracejado). Nesse local (quando a linha a tracejado atinge o valor da cota correspondente) assinala-se um ponto.

7) Depois de marcados todos os pontos correspondentes às curvas de nível projetadas, unem-se os mesmos com uma linha suave e evitando traços retos (não se utiliza régua). O perfil topográfico está construído mostrando as sinuosidades existentes no território escolhido.

8) Podem marcar-se no perfil as linhas de água que o intercetam.

9) Depois do trabalho concluído é altura de o passar a tinta. Este trabalho é feito numa folha de papel vegetal. Utiliza-se a cor preta e um bico fino e apenas se passam os eixos (e respectivas escalas) e a linha que resultou da união dos pontos.

10) O perfil deve ser identificado (ter um título construído segundo as normas) bem como deve colocar-se a sua orientação, ou seja, a orientação da reta.

11) O papel milimétrico é um esboço que acompanha o trabalho.

12) Do trabalho a entregar constarão 4 páginas:




  • Capa com identificação;

  • Mica com o perfil em papel vegetal colocado sobre uma folha de papel vegetal

  • Mica com o perfil executado no papel milimétrico e ainda a lápis;

  • Folha branca com um breve comentário ao relevo estudado: altitude, forma, passagem de linhas de água em determinados locais, existência de marcos geodésicos ou outras curiosidades que possam ver-se no mapa (apenas nos locais por onde passa a reta).

Data de entrega: Semana de 3 a 7 de Outubro

Bom Trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário